Saúde Mental
Segundo o LIVRO VERDE " é a saúde mental que abre aos cidadãos as portas da realização intelectual e emocional, bem como integração na escola, no trabalho e na sociedade."
Não é possível falarmos de saúde sem falarmos de Saúde Mental. Não há Saúde sem Saúde Mental. Uma pessoa saudável deve poder pensar de modo claro, deve ser capaz de lidar com os problemas do dia-a-dia, deve poder apreciar a qualidade das boas relações com os amigos, com os colegas e familiares.
A especificidade da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria consiste na incorporação de intervenções psicoterapêuticas durante o processo de cuidar da pessoa, da família, do grupo e da comunidade, ao longo do ciclo vital, visando a promoção e protecção da Saúde Mental, a prevenção da perturbação mental e o tratamento, a reabilitação psicossocial e a reinserção social da pessoa.
É importante desenvolver intervenções que consistam em ensinar ás pessoas aptidões para enfrentar a vida dado que de modo geral, as pessoas que procuram não pensar nos problemas e nos stressores ou fazer face a eles, têm mais probabilidades de desenvolver ou manifestar ansiedade ou depressão, enquanto as que discutem seus problemas com outras e procuram encontrar meios de controlar os stressores funcionam melhor no passar do tempo.